Médicos Sem Fronteira

Seminário de Jornalismo

9h

Seminário de Jornalismo

Local: Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal

SIG Quadra 2 lotes 420/430/440 - City Offices Jornalista Carlos Castello Branco - Cobertura C13

Ver o mapa

Ajuda Humanitária em Pauta – como cobrir conflitos armados, desastres naturais e epidemias

 

Profissionais e estudantes de comunicação do Distrito Federal têm agora a oportunidade de participar de um seminário de jornalismo sobre cobertura de conflitos armados, desastres naturais e epidemias. Promovido por Médicos Sem Fronteiras (MSF), o evento vai debater o trabalho de organizações que atuam em meio às piores crises do mundo, além de apresentar dicas sobre como fazer uma boa cobertura jornalística desses contextos.

O evento será realizado dia 7 de abril, no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal – SIG Quadra 2 lotes 420/430/440 – City Offices Jornalista Carlos Castello Branco – Cobertura C13.

As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas. Para participar, inscreva-se aqui.


PROGRAMAÇÃO:

8h30 – 9h I Recepção

9h – 9h15 I Apresentação do Conexões e avisos gerais

9h15 – 10h45 I O trabalho de Médicos Sem Fronteiras (MSF)

Palestrante: Damaris Giuliana é assessora de comunicação de MSF-Brasil. Jornalista com especialização em Política e Relações Internacionais, cobriu, entre outros temas, conflitos armados e direitos humanos. Atuou em jornais como O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, além de organizações internacionais. Com MSF, já esteve no Quênia.

10h50 – 12h20 I O trabalho do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e o Direito Internacional Humanitário (DIH)

Palestrante: Gabriel Valladares é advogado. Realizou estudos de pós-graduação na Grécia, Itália, Brasil e Argentina na área de Direito Internacional. Desde 1998 é assessor jurídico na Delegação Regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Foi professor de Direito Internacional Público e Direito Internacional Humanitário na Universidade de Buenos Aires, UNLP e UnB. É autor de livros e artigos sobre Direito Internacional Humanitário. Participou em mais de 300 eventos como expositor na América, Europa e África.

12h20 – 13h20 I Almoço

13h20 – 14h20 I A comunicação em MSF – Como funciona a relação com a imprensa e de que forma podemos apoiar as coberturas

Palestrante: Vânia Alves é coordenadora interina de Relações com a Imprensa de MSF-Brasil. À frente da assessoria de imprensa de MSF-Brasil há seis anos, ela é responsável por organizar viagens de jornalistas aos projetos de MSF e facilitar entrevistas com porta-vozes da organização. Atuou em projetos em Moçambique e na Bolívia.

14h20 – 14h50 I Fontes para a cobertura de crises humanitárias

Palestrante: Vânia Alves

14h55 – 15h25 I Exibição de vídeos

Patricia Campos Mello relata como foi a cobertura da epidemia de Ebola em Serra Leoa.
Sônia Bridi conta os bastidores da reportagem do Fantástico num campo de refugiados em Uganda.

15h30 – 17hBastidores de cobertura de crise humanitária

Palestrante: Solly Boussidan é um repórter e correspondente internacional experiente na cobertura e análise de política e economia internacionais. Nos últimos 15 anos, realizou reportagens para grandes veículos brasileiros e internacionais e visitou mais de 100 países e territórios em todos os continentes. Formado em Relações Internacionais, tem especializações de curta duração em Comunicação, Mídia e Relações Públicas. Suas reportagens, produções e edições foram publicados, entre outros, na BBC, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, UOL, Terra, The Boston Globe e The San Francisco Chronicle. Desde novembro de 2017, é editor de internacional no site de Veja.com.

17h – 17h30 I Encerramento e conferência de dados para envio de certificados

Regras de inscrição

O evento é exclusivo para profissionais e estudantes de comunicação, com prioridade para jornalistas e outros profissionais de mídia, assim como estudantes de Jornalismo e Rádio e TV. Seguindo estes critérios, as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Os formulários serão recebidos até as 22h de 6 de abril, mesmo que já tenhamos preenchido todas as vagas, pois haverá lista de espera.

 

Marque na sua agenda e espalhe o convite para seus amigos!

Siga nosso Twitter voltado para a imprensa:
@MSF_Imprensa


Acesse aqui nossa Sala de Imprensa e cadastre-se para receber nossos releases.

Atividades

O Conexões MSF inclui exposições, seminário, filmes e conversas, além de uma intervenção artística num muro da cidade. As atividades são distribuídas em diferentes horários e locais para promover uma conexão entre você e a ajuda humanitária.

Sala de
  Imprensa

Aqui você pode encontrar todas as informações sobre o Conexões e entrar em contato com a nossa Assessoria de Imprensa.

Acessar

Parceiros

Todas as Edições

Veja o que aconteceu nas edições do Conexões MSF.