Médicos Sem Fronteira

Conversas

15h

Debate: Diagnóstico e tratamento para a doença de Chagas no Brasil

Local: Faculdade de Medicina da UnB

Prédio Ciências da Saúde do Campus Universitário Darcy Ribeiro, Auditório 3 - Asa Norte, Brasília - DF

Ver o mapa

Diagnóstico e tratamento para a doença de Chagas no Brasil

 

Há mais de 40 anos, MSF trabalha levando ajuda humanitária às pessoas em meio a conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição e exclusão do acesso a cuidados de saúde. Desde 1999, a organização trabalha também no diagnóstico e tratamento da doença de Chagas, combatendo a invisibilidade das pessoas com a doença e que têm seu sofrimento constantemente negligenciado.

Conexões MSF abre um importante espaço para que esse tema seja tratado publicamente.

A proposta é fazer um debate aberto ao público para discutir a doença de Chagas como um problema de saúde pública atual, numa perspectiva de pensar formas de ampliação do acesso a diagnóstico e tratamento para promover finalmente uma mudança substancial na história de uma doença centenária em que ainda menos de 10% das pessoas afetadas conhece sua condição.

Os debatedores convidados são: Andrea Silvestre, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Alberto Novaes, doutor da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT); Mariana Leal, da SAS/Ministério da Saúde; Carolina Batista, diretora médica da Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi); Liliane Siriano, biomédica da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás; e Maria Conceição de Jesus, da Associação RioChagas. A mediação será realizada por Vitória Ramos, assessora de advocacy para Chagas de Médicos Sem Fronteiras.

Cada palestrante terá 10 minutos de apresentação. Ao final, teremos meia hora de debate com o público. MSF apresentará os resultados preliminares globais da pesquisa “Avaliação participativa sobre a situação do acesso ao diagnóstico e tratamento da doença de Chagas no Brasil”.

11/04 | Quarta-feira | 15h
Local: Faculdade de Medicina da UnB, Auditório 3, Prédio Ciências da Saúde do Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte, Brasília – DF

Marque na sua agenda e espalhe o convite para seus amigos!

Atividades

O Conexões MSF inclui exposições, seminário, filmes e conversas, além de uma intervenção artística num muro da cidade. As atividades são distribuídas em diferentes horários e locais para promover uma conexão entre você e a ajuda humanitária.

Sala de
  Imprensa

Aqui você pode encontrar todas as informações sobre o Conexões e entrar em contato com a nossa Assessoria de Imprensa.

Acessar

Parceiros

Todas as Edições

Veja o que aconteceu nas edições do Conexões MSF.