Médicos Sem Fronteira

Seminário de Jornalismo

10h

Seminário de Jornalismo

Local: Livraria Cultura

Av. Túlio de Rose, 80 - 302 - Jardim Europa, Porto Alegre - RS, 91340-110

Ver o mapa

Ajuda Humanitária em Pauta – como cobrir conflitos armados, desastres naturais e epidemias

 

Profissionais e estudantes de comunicação terão a oportunidade de participar de um seminário sobre cobertura de conflitos armados, desastres naturais e epidemias. Promovido por Médicos Sem Fronteiras (MSF), o evento vai debater o trabalho de organizações que atuam em meio às piores crises do mundo, além de apresentar dicas sobre como fazer uma boa cobertura jornalística desses contextos.

O evento será realizado na Livraria Cultura (Shopping Bourbon Country, 2º Piso) – Av. Túlio de Rose, 80 – 302 – Jardim Europa.

As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas. Para participar, inscreva-se aqui.


PROGRAMAÇÃO:

10h – 10h30 | Recepção das pessoas inscritas e credenciamento de lugares vagos

10h30 – 10h40 | Avisos gerais

10h40 – 12h | O trabalho de Médicos Sem Fronteiras (MSF)

Palestrante: Nira Torres, diretora de Comunicação de MSF-Brasil

10h40 – 12h | O trabalho de Médicos Sem Fronteiras (MSF)

Palestrante: Nira Torres, diretora de Comunicação de MSF-Brasil

Nira Torres tem mais de 17 anos de experiência em empresas de comunicação e agências de propaganda no Brasil, Angola e Estados Unidos. Formada em Comunicação, possui especialização em Digital Marketing pela NYU. Após ter exercido a função de coordenadora digital de MSF-Brasil, hoje é responsável pela direção do departamento de comunicação da organização no país.

12h – 13h20 | Palestrante convidado

Palestrante: Miguel Pachioni (ACNUR)

Miguel Pachioni é formado em comunicação, com especialização em marketing social e sociologia urbana, e mestre em comunicação. Atuou profissionalmente em organizações ambientais, instituições culturais e agências humanitárias no Brasil, Inglaterra e Bulgária. Atualmente é assistente sênior de informação pública do ACNUR, em São Paulo.

13h20 – 14h20 | Almoço

14h20 – 16h | A comunicação em MSF – Como funciona a relação com a imprensa e de que forma é possível apoiar o trabalho em campo

Palestrante: Paulo Braga

Paulo Braga é coordenador de Relações com a Imprensa de MSF-Brasil. É responsável pelo atendimento e distribuição de conteúdo à imprensa brasileira e por facilitar entrevistas com porta-vozes da organização. Trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo e Valor Econômico e comandou a assessoria de imprensa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

16h – 17h20 | Exibição de vídeos

Sônia Bridi conta exclusivamente para o seminário os bastidores da reportagem do Fantástico em um campo de refugiados em Uganda.

17h20 – 17h30 | Intervalo

17h30 – 18h50 | Cobertura de crises humanitárias e cobertura de conflitos

Palestrante: Humberto Trezzi

Humberto Trezzi é formado em Jornalismo pela PUCRS e é jornalista do Zero Hora desde 1988. Além de cobrir tráfico de drogas e ações de facções criminosas no Rio e em São Paulo, Trezzi acompanhou guerras e operações de paz em diversos países da América e da África, a Primavera Árabe e chegou a ser ferido na cobertura do início da guerra civil da Líbia.  Durante mais de três décadas de jornalismo, seus trabalhos tratam de violência, Ditadura Militar,  guerras, Direitos Humanos, e cidades.  Em 2013, ele venceu o Esso de Jornalismo Nacional e publicou o livro Em Terreno Minado – Aventuras de um repórter Brasileiro em áreas de guerra e conflito. Atualmente, o jornalista integra o Grupo de Investigação (GDI) das empresas RBS.

18h50 – 19h | Encerramento

 

Regras de inscrição

O evento é exclusivo para profissionais e estudantes de comunicação, com prioridade para jornalistas e outros profissionais de mídia, assim como estudantes de Jornalismo e Rádio e TV. Seguindo estes critérios, as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Os formulários serão recebidos até as 22h de 5 de novembro, mesmo que já tenhamos preenchido todas as vagas, pois haverá lista de espera.

 

Marque na sua agenda e espalhe o convite para seus amigos!

Siga nosso Twitter voltado para a imprensa:
@MSF_Imprensa

Atividades

O Conexões MSF inclui exposições, seminário, filmes e conversas. Todas as atividades são gratuitas e distribuídas em diferentes horários e locais para promover uma conexão entre você e a ajuda humanitária.

Sala de
  Imprensa

Aqui você pode encontrar todas as informações sobre o Conexões e entrar em contato com a nossa Assessoria de Imprensa.

Acessar

Parceiros

Todas as Edições

Veja o que aconteceu nas edições do Conexões MSF.