Médicos Sem Fronteira

Conversas

9h

Debate - HIV/AIDS: desafios e experiências no combate à atual epidemia

Local: UFRGS

R. Ramiro Barcelos, 2400 - Santa Cecilia, Porto Alegre - 90035-002

Ver o mapa

18h30

Debate - Territórios e Saúde: Os desafios da mobilidade internacional no Brasil contemporâneo

Local: UFRGS

Av. João Pessoa, 52 - Centro - Porto Alegre – RS, 90040-060

Ver o mapa

HIV/AIDS: desafios e experiências no combate à atual epidemia

 

O estado do Rio Grande do Sul ocupa o 2º lugar em taxas de detecção de HIV/AIDS no Brasil e apresenta uma das maiores taxas de mortalidade por HIV/AIDS. Esse quadro nos obriga a compreender os múltiplos fatores causadores e a desenvolver uma resposta, que passe pela prevenção, qualidade dos serviços, percepções locais e tratamento. O encontro pretende debater o panorama atual, trazendo as experiências de atores da academia e da sociedade civil do estado em diálogo com o trabalho de Médicos Sem Fronteiras nos países em que atua.

O debate terá como participantes Daniela Riva Knauth, Professora do Departamento de Medicina Social da UFRGS, Ricardo Kuchenbecker, Professor de Epidemiologia do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS, Leticia Ikeda, Professora da Escola de Saúde da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Médica das Secretarias de Saúde do estado do RS e da Prefeitura Municipal de Viamão, e José Helio Costalunga, Representante do Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS (GAPA-RS) e da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS (RNP + Brasil). A mediação será feita por Antônio Flores, infectologista de Médicos Sem Fronteiras.

08/11 | Quinta-feira | Horário: 9h
Local: UFRGS – Faculdade de Medicina – Sala 115 – R. Ramiro Barcelos, 2400 – Santa Cecilia, Porto Alegre


Debate “Territórios e Saúde: Os desafios da mobilidade internacional no Brasil contemporâneo”

 

Ainda que o Brasil não seja destino de grandes ondas migratórias no momento, o país enfrenta diversos desafios no sentido de integrar migrantes e refugiadas/os que chegam ou circulam através dos mais de 500 municípios na sua faixa de fronteira. Pensar as conexões entre fluxos migratórios e saúde é essencial do ponto de vista das populações dos países de destino, assim como das populações em movimento. A mesa tem como objetivo tratar de dois eixos principais nessa discussão: a vigilância epidemiológica nas fronteiras e os desafios para a saúde devido a interiorização dos fluxos migratórios ao longo do território nacional.

O debate terá as participações de Denise Fagundes Jardim, professora do Departamento de Antropologia da UFRGS, Deisy de Freitas Lima Ventura, professora do Instituto de Relações Internacionais da USP, Aryadne Bittencourt, agente de proteção no Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, e Fabian Domingues, professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A moderação será feita por Nuni Jorgensen, Demógrafa de MSF.

09/11 | Sexta-feira | Horário: 18h30
Local: UFRGS – Faculdade de Ciências Econômicas (Auditório do 3º andar) – Av. João Pessoa, 52 – Centro

 

Atividades

O Conexões MSF inclui exposições, seminário, filmes e conversas. Todas as atividades são gratuitas e distribuídas em diferentes horários e locais para promover uma conexão entre você e a ajuda humanitária.

Sala de
  Imprensa

Aqui você pode encontrar todas as informações sobre o Conexões e entrar em contato com a nossa Assessoria de Imprensa.

Acessar

Parceiros

Todas as Edições

Veja o que aconteceu nas edições do Conexões MSF.