8 a 11 DE AGOSTO
O Conexões MSF esteve em Belo Horizonte de 8 a 11 de agosto. Essa edição do evento contou com a participação de 4.247 pessoas em 11 atividades gratuitas realizadas em sete pontos diferentes da cidade.
A abertura do evento foi marcada pela apresentação teatral da Cia de Teatro Luna Lunera. Na sequência, foi exibido o filme “Desculpe, me afoguei”, seguido por um bate papo entre a diretora-geral de MSF-Brasil, Ana de Lemos, e as médicas Junia Cajazeiro, Aline Calixto e Iara Czeresnia. O debate foi mediado pelo jornalista Marcos de Moura e Souza.
Ao todo, 17 profissionais de MSF participaram do evento, que contou com duas exposições fotográficas, debates, exibições de filmes e contação de histórias para crianças. Amanda Lagemann, produtora de projetos especiais de MSF, ficou entusiasmada com a edição mineira do evento. “As pessoas estavam bastante participativas, muito engajadas, e fizemos quase todas as atividades com a casa cheia. Belo Horizonte nos recebeu muito bem e superou nossas expectativas”, comentou Amanda.
Uma atividade que teve grande adesão foi o seminário de jornalismo, que reuniu 60 estudantes e profissionais de imprensa para falar sobre as questões que envolvem a cobertura jornalística de crises humanitárias. “É sempre importante lembrar que o jornalismo de qualidade pode ter um impacto positivo sobre a vida das pessoas”, afirmou Paulo Braga, coordenador de imprensa de MSF-Brasil. “Tivemos uma plateia muito participativa que, com certeza, vai aplicar estes princípios no seu trabalho cotidiano”, disse.
O Conexões também esteve em duas universidades de Belo Horizonte para debates. Na PUC, o objetivo era falar sobre os desafios na atenção em saúde para a doença de Chagas e, na UFMG, a discussão foi sobre os fluxos migratórios no contexto latino-americano.
Lucas Góes, líder da equipe Regional de Diálogo Direto, resumiu o evento com uma palavra: união. “Foi um momento de integração de MSF com o público de doadores mineiros e da equipe entre si. O Conexões mudou a nossa percepção e o nosso olhar sobre ajuda humanitária internacional em Minas Gerais”, encerrou.
Depois do evento, algumas atividades permaneceram em Belo Horizonte até o dia 22. A próxima edição do Conexões MSF será realizada em Porto Alegre, com a mesma proposta: aproximar os participantes do trabalho realizado pela organização em mais de 70 países, mostrar os desafios encontrados por nossas equipes e contar a história de nossos pacientes por meio de debates, filmes, exposições e muitas outras atividades.
Confira as fotos que registraram a sétima edição do Conexões MSF e fique ligado: em breve divulgaremos informações sobre o próximo evento.
O Conexões MSF inclui exposições, seminário, filmes e conversas, além de uma intervenção artística num muro da cidade. Todas as atividades são gratuitas e distribuídas em diferentes horários e locais para promover uma conexão entre você e a ajuda humanitária.
Aqui você pode encontrar todas as informações sobre o Conexões e entrar em contato com a nossa Assessoria de Imprensa.
AcessarVeja o que aconteceu nas edições do Conexões MSF.