Local: SESC Palladium – Teatro de Bolso Júlio Mackenzie
Av. Augusto de Lima, 420 - Centro, Belo Horizonte – MG 30190-006
Ver o mapa
No Conexões Belo Horizonte teremos uma atividade extra que acontecerá no dia 4 de agosto, antes da abertura do evento: o Seminário de Jornalismo “Ajuda Humanitária em Pauta”. Neste encontro, profissionais e estudantes de comunicação terão a oportunidade de participar de um seminário sobre cobertura de conflitos armados, desastres naturais e epidemias. Promovido por Médicos Sem Fronteiras (MSF), o evento vai debater o trabalho de organizações que atuam em meio às piores crises do mundo, além de apresentar dicas sobre como fazer uma boa cobertura jornalística desses contextos.
O evento será realizado no SESC Palladium – Teatro de Bolso Júlio Mackenzie – Av. Augusto de Lima, 420 – Centro.
As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas. Para participar, inscreva-se aqui.
PROGRAMAÇÃO:
9h – 9h30 I Recepção
9h30 – 9h45 I Apresentação do Conexões e avisos gerais
9h45 – 11h00 I O trabalho de Médicos Sem Fronteiras (MSF)
Palestrante: Gabriela Roméro, coordenadora de conteúdo no departamento de comunicação de MSF-Brasil. Trabalhou como repórter para a revista Veja e é mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio, com especialidade na área de Conflito, Violência e Pacificação. Fez sua pesquisa de campo em Timor-Leste.
11h – 12h30 I O trabalho do Alto Comissariado da ONU para Refugiados
Palestrante: Luiz Fernando Godinho, porta-voz do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) no Brasil. Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, possui mestrado em Globalização e Desenvolvimento pela Universidade de Westminster, em Londres. Trabalhou como repórter e editor em veículos nacionais e regionais, como Folha de São Paulo, O Globo e Estado de Minas. No ACNUR desde 2006, já atuou em operações humanitárias na Etiópia, Brasil, Colômbia, Equador e Sudão do Sul.
12h30 – 13h30 I Almoço
13h30 – 14h20 I A comunicação em MSF – Como funciona a relação com a imprensa e de que forma podemos apoiar as coberturas
Palestrante: Paulo Braga, coordenador de Relações com a Imprensa de MSF-Brasil. É responsável pelo atendimento e distribuição de conteúdos à imprensa brasileira e por facilitar entrevistas com porta-vozes da organização. Trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo e Valor Econômico e comandou a assessoria de imprensa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
14h20 – 14h50 I Fontes para a cobertura de crises humanitárias
Palestrante: Paulo Braga
14h55 – 15h25 I Exibição de vídeos
Sônia Bridi conta os bastidores da reportagem do Fantástico num campo de refugiados em Uganda.
15h30 – 17h I Cobertura de crises humanitárias e desastres naturais
Palestrante: Avener Prado. Fotógrafo, trabalha desde 2012 na Folha de S. Paulo. Nasceu em Porto Velho (Rondônia), em 1991, e começou a carreira como fotodocumentarista na Amazônia brasileira aos 18 anos. Dedica-se ao fotojornalismo com foco nas transformações sociais do Brasil. Documentou em 2014 a epidemia de Ebola em Serra Leoa e, mais recentemente, fez parte da equipe do jornal que produziu um projeto especial sobre mudança climática. Também documentou a tragédia de Mariana. Seu trabalho recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio Internacional de Cobertura Humanitária do CICV, o Rei da Espanha pelo Jornalismo Digital e o POY Latam – O Futuro das Cidades.
17h – 17h30 I Encerramento e conferência de dados para envio de certificados
Regras de inscrição
O evento é exclusivo para profissionais e estudantes de comunicação, com prioridade para jornalistas e outros profissionais de mídia, assim como estudantes de Jornalismo e Rádio e TV. Seguindo estes critérios, as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Os formulários serão recebidos até as 22h de 31 de julho, mesmo que já tenhamos preenchido todas as vagas, pois haverá lista de espera.
Marque na sua agenda e espalhe o convite para seus amigos!
Siga nosso Twitter voltado para a imprensa:
@MSF_Imprensa
O Conexões MSF inclui exposições, seminário, filmes e conversas, além de uma intervenção artística num muro da cidade. Todas as atividades são gratuitas e distribuídas em diferentes horários e locais para promover uma conexão entre você e a ajuda humanitária.
Aqui você pode encontrar todas as informações sobre o Conexões e entrar em contato com a nossa Assessoria de Imprensa.
AcessarVeja o que aconteceu nas edições do Conexões MSF.