Médicos Sem Fronteira

Seminário de Jornalismo

9h

Seminário de Jornalismo

Local: SESC Palladium – Teatro de Bolso Júlio Mackenzie

Av. Augusto de Lima, 420 - Centro, Belo Horizonte – MG 30190-006

Ver o mapa

Ajuda Humanitária em Pauta – como cobrir conflitos armados, desastres naturais e epidemias

 

No Conexões Belo Horizonte teremos uma atividade extra que acontecerá no dia 4 de agosto, antes da abertura do evento: o Seminário de Jornalismo “Ajuda Humanitária em Pauta”. Neste encontro, profissionais e estudantes de comunicação terão a oportunidade de participar de um seminário sobre cobertura de conflitos armados, desastres naturais e epidemias. Promovido por Médicos Sem Fronteiras (MSF), o evento vai debater o trabalho de organizações que atuam em meio às piores crises do mundo, além de apresentar dicas sobre como fazer uma boa cobertura jornalística desses contextos.

O evento será realizado no SESC Palladium – Teatro de Bolso Júlio Mackenzie – Av. Augusto de Lima, 420 – Centro.

As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas. Para participar, inscreva-se aqui.


PROGRAMAÇÃO:

9h – 9h30 I Recepção

9h30 – 9h45 I Apresentação do Conexões e avisos gerais

9h45 – 11h00 I O trabalho de Médicos Sem Fronteiras (MSF)

Palestrante: Gabriela Roméro, coordenadora de conteúdo no departamento de comunicação de MSF-Brasil. Trabalhou como repórter para a revista Veja e é mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio, com especialidade na área de Conflito, Violência e Pacificação. Fez sua pesquisa de campo em Timor-Leste.

11h – 12h30 I O trabalho do Alto Comissariado da ONU para Refugiados

Palestrante: Luiz Fernando Godinho, porta-voz do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) no Brasil. Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, possui mestrado em Globalização e Desenvolvimento pela Universidade de Westminster, em Londres. Trabalhou como repórter e editor em veículos nacionais e regionais, como Folha de São Paulo, O Globo e Estado de Minas. No ACNUR desde 2006, já atuou em operações humanitárias na Etiópia, Brasil, Colômbia, Equador e Sudão do Sul.

12h30 – 13h30 I Almoço

13h30 – 14h20 I A comunicação em MSF – Como funciona a relação com a imprensa e de que forma podemos apoiar as coberturas

Palestrante: Paulo Braga, coordenador de Relações com a Imprensa de MSF-Brasil. É responsável pelo atendimento e distribuição de conteúdos à imprensa brasileira e por facilitar entrevistas com porta-vozes da organização. Trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo e Valor Econômico e comandou a assessoria de imprensa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

14h20 – 14h50 I Fontes para a cobertura de crises humanitárias

Palestrante: Paulo Braga

14h55 – 15h25 I Exibição de vídeos

Sônia Bridi conta os bastidores da reportagem do Fantástico num campo de refugiados em Uganda.

15h30 – 17h I Cobertura de crises humanitárias e desastres naturais

Palestrante: Avener Prado. Fotógrafo, trabalha desde 2012 na Folha de S. Paulo. Nasceu em Porto Velho (Rondônia), em 1991, e começou a carreira como fotodocumentarista na Amazônia brasileira aos 18 anos. Dedica-se ao fotojornalismo com foco nas transformações sociais do Brasil. Documentou em 2014 a epidemia de Ebola em Serra Leoa e, mais recentemente, fez parte da equipe do jornal que produziu um projeto especial sobre mudança climática. Também documentou a tragédia de Mariana. Seu trabalho recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio Internacional de Cobertura Humanitária do CICV, o Rei da Espanha pelo Jornalismo Digital e o POY Latam – O Futuro das Cidades.

17h – 17h30 I Encerramento e conferência de dados para envio de certificados

Regras de inscrição

O evento é exclusivo para profissionais e estudantes de comunicação, com prioridade para jornalistas e outros profissionais de mídia, assim como estudantes de Jornalismo e Rádio e TV. Seguindo estes critérios, as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Os formulários serão recebidos até as 22h de 31 de julho, mesmo que já tenhamos preenchido todas as vagas, pois haverá lista de espera.

 

Marque na sua agenda e espalhe o convite para seus amigos!

Siga nosso Twitter voltado para a imprensa:
@MSF_Imprensa

Atividades

O Conexões MSF inclui exposições, seminário, filmes e conversas, além de uma intervenção artística num muro da cidade. Todas as atividades são gratuitas e distribuídas em diferentes horários e locais para promover uma conexão entre você e a ajuda humanitária.

Sala de
  Imprensa

Aqui você pode encontrar todas as informações sobre o Conexões e entrar em contato com a nossa Assessoria de Imprensa.

Acessar

Parceiros

Todas as Edições

Veja o que aconteceu nas edições do Conexões MSF.